sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Uso dos Fumos e Bebidas

Fumos e Bebidas

A Umbanda costuma ser criticada pelo fato de suas entidades usarem o fumo e as bebidas nas giras(sessões), os detratores aproveitando-se disto para taxarem as entidades de atrasadas ou primitivas.
Vamos aqui explicar e esclarecer o porque do uso de Bebidas e do Fumo pelas entidades da Umbanda:

Fumo

O segredo e a utilização, desses elementos por parte de nossas entidades, o modo como a fumaça é dirigida(magia) tem o seu eró(segredo) e não é como muitos utilizam, para alimentar a vaidade, o vício e a ignorância.
O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psico-espiritual praticada em nossa religião. Originário do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas próprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma.
Durante o período físico em que o fumo germina, cresce e se desenvolve, arregimenta as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do sol, polarização eletrizante da lua, éter físico, sais minerais, oxigênio, hidrogênio, luminosidade, aroma, fluidos etéreos, cor, vitaminas, nitrogênio, fósforo, potássio e o húmus da terra. Assim, o fumo condensa forte carga etérea e astral que, ao ser liberada pela queima, emana energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fluídos adversos à contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados.
O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de Oxalá são tão somente defumadores individuais. Lançando a fumaça sobre a aura, os plexos ou feridas, vão os espíritos utilizando sua magia em benefício daqueles que os procuram com fé.
Os solos com textura mais fina, com elevado teor de argila, produzem fumos mais fortes, como os destinados a charutos ou fumos de corda, enquanto os solos mais arenosos produzem fumos leves, para a fabricação de cigarros.
No fabrico dos charutos, as folhas, após o processo de secagem, são reunidas em manocas de 15 a 20 folhas e submetidas a fermentação, destinada a diminuir a percentagem de nicotina, aumentar a combustividade do fumo e uniformizar a sua coloração.
Os tipos de fumo mais utilizados na confecção dos charutos brasileiros são: Brasil-Bahia, Virgínia, Sumatra e Havana.
Nos trabalhos umbandistas a cigarrilha de odor especial é muito utilizada pelas Pombagiras.
Os charutos de fumo grosseiro e forte são peculiares à magia dos Exus, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade são usados por Caboclos, Baianos, Boiadeiros.
Já os Pretos Velhos dão preferência aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, além de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua própria força espiritual, transformando o tradicional "pito" em um eficiente desagregador de energias negativas. Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo são instrumentos fundamentais na ação mágica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades. A queima do tabaco não traz nenhum vício tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chacras dos consulentes.
Vemos assim que, como ensinou um Preto Velho, "na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda".
Geralmente os Guias não tragam a fumaça, utilizando-a apenas para “defumar” o ambiente e as pessoas através das baforadas, apenas enchem a boca com a fumaça e a expelem sobre o consulente ou para o ar.
A função principal é a de defumar aqueles que chegam até a entidade. Algumas entidades deixam de lado o fumo se a casa for defumada e mantiver sempre aceso algum defumador durante os trabalhos.

Bebidas

O álcool, tem emprego sério na Umbanda. Quando tomado aos goles, em pequenas quantidades, proporciona uma excitação cerebral ao médium, liberando-lhe grande quantidade de substâncias ativadoras cerebrais, acumulada como reserva nos plexos nervosos (entrelaçamento de muitas ramificações de nervos), a qual é aproveitada pelos guias, para poderem trabalhar no plano material.
Deste modo, quando o médium ingere pequena quantidade da bebida, suas idéias e pensamentos, brotam com mais e maior intensidade. É também uma forma em que a entidade se aproveita este momento para ter maior "liberdade de ação".
Os exus são os que mais fazem uso da bebida. Isto se ao fato de, estas linhas utilizarem muito de energias etéricas, extraidas de matéria (alimentos, álcool, etc.), para manipulação de suas magias, para servirem como "combustível" ou "alimento", encontrando então, uma grande fonte desta energia na bebida.
Estas linhas estão mais próximas às vibrações da Terra(faixas vibratórias), onde ainda necessitam destas energias, retiradas da matéria, para poderem realizar seus trabalhos e magias!
O marafo também é usado para limpar/descarregar pontos de pemba ou pólvora usados em descarregos.
O álcool por sua volatibilidade tem ligação com o ar e pode ser usado para retirar energias negativas do médium.
Já o alcool consumido pelo médium também é dissipado durante o trabalho.
Lembrando que o medium incorporado consciente deve aceitar o consumo de bebida e fumo na quantidade que o Guia achar apropriado para trabalhar sem nenhuma interferencia e e lembrando também que depois das entidades subirem levarão tudo, não ficando nenhum efeito na matéria posteriormente.

O Fumo e a Bebida são Indispensáveis?

Podemos sim não utilizar fumo e bebidas.
Só que estes elementos são ferramentas utilizados pelas Entidades(Guias) para os trabalhos, em que não sendo utilizadas haverá uma diminuição da eficiência e rapidez do trabalho, mas ele será realizado também, mais devagar e de forma mais trabalhosa. Será como utilizar apenas as mãos para um determinado trabalho, possível, mas mais trabalhoso. É uma opção do médium, caso o médium não queira trabalhar com o Guia dessa forma ele irá respeitar a decisão, embora como já explicado será menos eficiente, pois tera menos instrumentos de trabalho para agir.
Neste caso pode solicitar apenas que sejam feitas oferendas com estes elementos, ou que um copo com sua bebida seja deixado próximo a ele quando esiver trabalhando incorporado.

Resumindo

O fumo e a bebida possuem Axés(energias), que são utilizadas pelas entidades como instrumentos de trabalhos para descarregos tanto dos consulentes como da matéria do médium incorporado e quando estes desincorporam levam tudo embora, ou seja, não existe possibilidade de afetar os mediuns com vicios.
Pode haver mediuns com problemas de saúde que não pode fumar e beber, ou que nem bebem e fumam , mas suas entidasdes fumam e bebem e nada acontece com aqueles mediuns.
Deixa-se bem claro portanto que existe muita diferença entre as entidades
fumarem e beberem com um propósito de trabalho e um vicio do ser humano.
Diz-se aos mediuns iniciantes a "sua vontade" não é sua mas da entidade que se incorpora, pois a mesma está precisando da energia desses elementos para trabalhar.

5 comentários:

  1. Moacir, muito legal seu artigo.
    Aproveitei para agregar conhecimento no meu blog também. Fiz uma referência ao seu blog lá.
    Grato,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e parabéns pelo texto, me tirou bastante dúvidas... Grato.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas orientacoes.

    ResponderExcluir
  4. Me responda por obséquio quem puder não prático de umbanda mas gostaria de saber algumas coisas pois eu não conheco... Já encontrei muita coisa em meu muro na minha calçada e gostaria de saber algumas coisas pois não prático umbanda mas já encontrei maço de cigarros quase cheio na frente do meu portão pimenta malagueta encima do meu muro 2x latinha de cerveja com bituca de cigarro dentro biscoito enrolado em guardanapo no meu muro garrafa de água no meu muro eu gostaria de um esclarecimentos de que significa tudo Isso que puder me responder essa pergunta e esclarecer minhas dudúvid ficarei muito grato

    ResponderExcluir
  5. Pessoal
    Agradeço Muito a participação de todos no meu Blog mas agora estou com uma página no Facebook onde tenho as postagens
    Aos interessados minha página no Facebook é Umbanda Orientação
    Mas voltei acessar meu Blog também que confesso fiquei ausente dele por tempos

    ResponderExcluir