Entidades e suas caracteristicas
Obs: Assim como a Doutrina da Umbanda objetiva, as entidades ou guias de Umbanda realizam seus trabalhos de Caridade incorporados em seus cavalos(aparelhos ou materia) para ajuda espiritual através de passes, aconselhamentos, descarregos, curas, atendimentos estes realizados sem qualquer tipo de cobranças em dinheiro ou oferenda com matança de animais que é proibida e tb deve se evitar as pessoas usar entidades de Umbanda pra futurologia, a não ser que entidade queira por livre vontade dizer algo a pessoa, pois nem tudo é autorizado a eles dizerem e assim como acertam muito tb podem errar, pois o destino a Deus pertence.Lembrando também que é proibido na Umbanda pela sua doutrina trabalhos de amarração ou magias que interfiram no livre arbitrio das pessoas, alem disto não ser uma caridade(ajuda) traz prejuizos as pessoas e gera pesado kharma a quem faz, pois é considerado pelo plano astral superior como magia negra.
Linha de Esquerda
Exus
Exus são entidades de energia mais densa que trabalham na Linha de Esquerda na Umbanda, são os espiritos que melhor nos entendem, pois conhecem o problema humano e estão mais próximos do nosso plano terrestre tem algumas caracteristicas parecidas com ser humano alguns serios outros risonhos e ironicos, mas sempre muito uteis.
Existem os Exus masculinos e Exus femininos(Pombagiras).
Sãu fundamentais na Umbanda para trabalharem com descarregos pesados,
descarregando a assistência e mediuns afastando energias negativas mais pesadas, afastando encostos(Kiumbas ou Obsessores) e desfazendo trabalhos prejudiciais(Magia negra) que foram feitos as pessoas, por isso são chamados de tropa de choque espiritual, os soldados na Umbanda.
Sua obrigação (pequena oferenda uma vela vermelha ou preta e um copo de pinga) a Exus Guardiões antes de começar a gira e muito comum em terreiros são os que guardam a Tronqueira ou Porteira dos terreiros para proteção dos trabalhos.
As suas obrigações são feitas em locais apropriados como Terreiros, Encruzilhadas, Matas Estradas, Cemiterios(Calunga Pequena) e nunca dentro de casa.
As falanges de Exus são grandes e divididas entre os das Encruzilhada, da Estrada, do Cemitério(Calunga Pequena) e a chamada Linha de Malandros(Zé Pilintra) entre eles estão:
Exu Veludo, Exu Caveira, ExuTranca Rua, Exu do Cruzeiro, Exu do Lodo, Exu da Meia Noite, Exu Mangueira, Exu Giramundo, Exu Tiriri, Exu Marabô, Exu Morcego, Exu da Praia, Exu Sete Covas, Exu Porteira, Exu Sete Catacumbas, e muitas outras falanges.
Sua cor é Vermelho e Preto e suas guias tambem é vermelha e preta.
Sua roupa da mesma cor.
Pombagiras
Na Umbanda manifestam na Linha de Esquerda assim como os exus, as pombagiras representam o lado feminino dos exus, a espontaneidade da mulher na sua essência: feminilidade, fertilidade, sensualidade.
Gostam de ser bem tratadas, mas nunca se vendem.
Vaidosas, gostam de exibir suas vestes e pertences nas Festas de Exu onde dançam graciosamente, conduzindo a todos que assistem, a um clima de descontração e alegria.
São muito diretas e francas nas palavras, atuam muito na ajuda de amor , dando conselhos, gostam muito de conversar com o jeito delas, algumas mais sérias outras mais sorridentes, mas sempre muito sinceras.
Na sua maioria foram mulheres comuns e anônimas. Pelo fato de contrariarem normas e costumes da época, tiveram que sobreviver às custas do próprio trabalho: muitas foram trabalhar em cabarés; outras ganhavam a vida lendo a sorte; ou ainda aquelas que fizeram da dança um meio de vida.
É muito importante distinguir as Pombagiras das Quiumbas. A primeira tem um compromisso moral e espiritual com a religião, enquanto a segunda, ainda não consegue discernir entre o bem e o mal, se prestando a qualquer tipo de magia.
As pombagiras auxiliam seus fies nos casos de amor, dificuldades financeiras e sociais e de um jeito muito peculiar, aconselham e ajudam na solução desses e outros problemas.
Todo médium de Umbanda tem a sua pombagira que o acompanha na atual existência.trabalham ativamente pela evolução moral e espiritual daqueles que as tratam comdedicação e respeito.
Gostam de ganhar perfumes, cigarros, cigarrilhas, pulseiras, champanhes, licores, brincos e tudo mais que exalte a beleza e o poder de sedução da mulher.
Suas cores são o preto e o vermelho, simbolizando o equilíbrio entre o positivo e o negativo, mas gostam também de roupas coloridas e estampadas. Tudo depende da linha que Elas trabalham.
Adoram flores, mas tem pela rosa vermelha a predileção, graças ao fato desta flor representar paixão e audácia.
Existem muitas falanges delas assim como acontece nos exus, sendo
algumas da Calunga Pequena, Encruzilhadas, Estradas, da Mata e
Praia:
Pombadira do Cruzeiro, do Cais, da Calunga, do Cemitério, Padilha, Mulambo, Cigana, Ciganinha, Rosa Maria, Maria Rosa, Rosa Vermelha, Rosa do Cruzeiro, Rosa Caveira, Sete Véus, das Sete Encruzilhadas, Pombagira da Estrada, Pombagira Menina, Pombagira da Praia, Pombagira da Figueira, e muitas outras falanges.
Exus Mirins e Pombagiras Mirins
Trabalham também dentro da Linha de Esquerda em alguns terreiros de Umbanda(não todos), manifestando-se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas, mas que bebem e fumam como exus, são muito sinceros e francos, também dão passes e conselhos. Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus Mirins e Pombagiras Mirins como os Pretos Velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.
Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam-se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam-se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor vermelhae preta, etc.Uma força muito grande que Exu-Mirim e Pombagira Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida(fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças "negativas" que estejam atuando contra nós, "desocultando -as" e acabando com essas atuações.
A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos humanos. Muitas vezes eles e elas tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.
Malandros e Malandras
Trabalham dentro da Linha de Esquerda em alguns terreiros de Umbanda(não todos) e são tratados muitas vezes como Exus, mas os Malandros não são Exus de fato. Essa idéia existe porque quando não são homenageados em festas ou sessões particulares, manifestam-se tranqüilamente nas sessões de Exu e parecem um deles.
Os Malandros são espíritos que tem suas próprias caracteristicas e jeito de manifestar e falar bem diferentes dos exus. Pode-se citar alguns nomes a mais conhecida falange deles a do Zé Pilintra, mas tem também Zé Malandro, Zé do Coco, Zé da Luz, Zé de Légua, Zé Moreno, Zé Pereira, Zé Pretinho, Malandrinho, Camisa Listrada, e outros.
São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo quando se apresentam, usam chapéus ao estilo Panamá e sua tradicional vestimenta: Calça Branca, sapato branco(ou branco e vermelho), seu terno branco, sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente sua bengala, mas a maioria gosta mesmo é de roupas leves, camisas de seda. Bebem de tudo, da Cachaça ao Whisky, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto. Gostam de dançar gingando as pernas e corpo como se fosse parecido com a gafieira.
Pode-se notar o apelo popular e a simplicidade das palavras e dos termos com os quais são compostos os pontos e cantigas dessas entidades. Assim é o malandro, simples, amigo, leal, verdadeiro. Se você pensa que pode enganá-lo, ele o desmascara sem a menor cerimônia na frente de todos. Apesar da figura do malandro, do jogador, do arruaceiro, detesta que façam mal ou enganem aos demais.
Podem se envolver com qualquer tipo de assunto e têm capacidade espiritual bastante elevada para resolvê-los, podem curar, desamarrar, desmanchar, como podem proteger e abrir caminhos. Têm sempre grandes amigos entre os que os vão visitar em suas sessões ou festas. Gosta muito de ser agradado com presentes, festas, ter sua roupa completa, é muito vaidoso, tem duas características marcantes:Uma é de ser muito brincalhão, gosta muito de dançar, gosta muito da presença de mulheres, gosta de elogiá-las ,etc.Outra é ficar mais sério parado num canto observando os movimentos ao seu redor, mas sem perder suas características.Existem também as manifestações femininas da malandragem, a Maria Navalha é um bom exemplo. Manifesta-se com as características semelhantes aos malandros, dança gingando ou sambando, bebe e fuma da mesma maneira. Apesar do aspecto, demonstram sempre muita feminilidade, são vaidosas, gostam de presentes bonitos, de flores principalmente vermelhas e vestem-se sempre muito bem.Seu ponto de força é na subida de morros, esquinas, encruzilhadas e até em cemitérios, pois ele trabalha muito com as almas, assim como é de característica na linha dos pretos velhos e exus. Sua imagem costuma ficar na porta de entrada dos terreiros, pois ele também toma conta das portas, das entradas, etc...É muito conhecido por sua irreverência, suas guias podem ser de vários tipos, desde coquinhos com olho de Exu, até vermelho e preto, vermelho e branco ou preto e branco.
Linhas da Direita
Caboclos e Caboclas
Na Umbanda, os Caboclos constituem uma falange e, como tal, penetram emtodas as linhas, atuando em diversas virações. Entretanto, cada um deles tem uma vibração originária, que pode ser ou não aquela em que ele atua.
Antigamente existia a concepção de que todo Caboclo seria um Oxosse, ou seja, viria sob a vibração deste Orixá. Porém em nossa percepção, compreendemos que Caboclos diferentes, possuem vibrações originais diferentes, podendo se apresentar sob a vibração de Ogum, de Xangô, de Oxosse ou Omolu. Já as Caboclas, podem se apresentar sob as vibrações de Iemanjá, de Oxum, de Iansã ou de Nanã. Não há necessidade da vibração do Caboclo-guia, coincidir com a do Orixá dono da coroa do médium: o guia pode ser, por exemplo, de Ogum, e atuar em um médiun que é filho de Oxosse; apenas neste caso, a entidade, embora sendo de Ogum, assimilará a vibração de Oxosse. Originalmente, a palavra Caboclo significa mestiço de Branco com Índio mas, na percepção umbandista, refere-se aos indígenas que em épocas remotas habitaram diversas partes do planeta, como civilizações aparentemente primitivas, mas na realidade de grande sabedoria. Espíritos que, embora em sua encarnações tenham vivido em outros países, identificam-se espiritualmente na vibração dos Caboclos, como por exemplo, os índios Americanos, os Astecas, os Maias, os Incas e demais indígenas que povoaram a América do Sul.
Falar em Caboclos na Umbanda, é fazer menção a todos eles que, com denominações diversas, atuam em nossos terreiros e que, com humildade, como muito bem recomenda a espiritualidade, omitem detalhes referentes às suas vidas quando encarnados
Existem muitas falanges de Caboclos é a maior da Umbanda, existem vários Caboclos e Caboclas pra cada Linha de Orixás e muitos vem como Falangeiros de Orixás, sendo Oxosse por ser Orixá da mata é a linha que concentra maior quantidade de Caboclos e Caboclas.
Os caboclos, são muito conhecidos na Umbanda, pelos seus passes aliviadores e relaxantes, pelos seus conhecimentos quanto a doenças, e por muitas outras coisas, normalmente foram espiritos de indios e pajés curandeiros.
Existem também os Curumim(filho de caboclo/cabocla, criança) que podem se manifestar em alguns mediuns, seja na gira de caboclos ou às vezes na gira de Cosme Damião(Crianças).
Pretos Velhos e Pretas Velhas
São da linha das Almas representada por Omolu ou Obaluaiê, os vovôs e as vovós ou pais e mães como são chamados, são entidades de grande sabedoria
e seriedade passando muita tranquilidade e serenidade a quem atendem dando muitos conselhos, representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade, são um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz.
Quando um Preto Velho ou Preta Velha lhe diz uma coisa, preste muita atenção por que é muito importante, é claro que o que dizem as outras entidades também é de extrema importancia.
Só dizem o necessário, e nem sempre o que você quer ouvir.
São pessoas queridas dentro da Umbanda, e que dão passes e descarrega o
terreiro e a quem nele está de forma impressionante, meio que inexplicavel, só vendo e sentindo pra entender.
Se você entra num terreiro e ver mediuns com um cachimbinho na boca sentados no banquinho(toco) dando conselhos e uma energia muito positiva no ar, pode saber que é gira dos Pretos Velhos e Pretas Velhas.
Eles representam a humildade, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado.
Com seus cachimbos, fala pousada, tranqüilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião.
Não se pode dizer que em sua totalidade que esses espíritos são diretamente os mesmos Pretos Velhos da escravidão. Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de Preto Velho.Outros, nem Pretos Velhos foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo forma.
Este comentário pode deixar algumas pessoas, do culto e fora dele, meio confusas: "então o Preto Velho não é Preto Velho, ou é, ou o que acontece???".
O espírito que evoluiu tem a capacidade de se por como qualquer forma passada, pois ele é energia viva e conduzente de luz, a forma é apenas uma conseqüência do que eles tenham que fazer na terra. Esses espíritos podem se apresentar, por exemplo, em lugares como um médico e em outros como um preto-velho ou até mesmo um caboclo ou exu. Tudo isso vai de acordo com o seu trabalho, sua missão. Não é uma forma de enganar ou má fé com relação àqueles que acreditam, muito pelo contrário, quando se conversa sinceramente, eles mesmos nos dizem quem são, caso tenham autorização.
Por isso, se você for falar com um Preto Velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas, como em um passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.
Para muitos os pretos-velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são psicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos exus de lei (exus de luz) desfazendo trabalhos e contra as forças negativas (o mal), espíritos obsessores e contra os espíritos sem luz que trabalham na corrente negativa que levam os homens ao lado negativo e a destruição.
Os Pretos Velhos levam a força de Deus(Zambi) a todos que queiram apender e encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de vontade e o encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. Fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito.
Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega. Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo com encare seu destino e os acontecimentos de sua vida.
Baianos e Baianas
São pessoas quer viveram na Bahia(geralmente) ou Nordeste de forma geral, e que vêm ao terreiro para passar seu Axé, e sua energia positiva na forma de passes e conselhos.
A alegria que essa gira nos traz é contagiante, gostam muito de dançar.
Os conselhos dados aos consulentes e médiuns demonstram uma firmeza de caráter e uma força digna de quem soube aproveitar as lições recebidas de uma vida sofrida e de luta.
Têm ainda um trânsito muito bom pelos caminhos de exu, podendo trabalhar na esquerda a qualquer momento em que se torne necessário também.Cientes dessa valiosa capacidade sempre contamos com eles para um desmanche de demanda ou mesmo sérios trabalhos em que a magia negra esteja envolvida.
O Baiano representa a força do fragilizado, o que sofreu e aprendeu na "escola da vida" e, portanto, pode ajudar as pessoas. O reconhecido caráter de bravura e irreverência do nordestino migrante parece ser responsável pelo fato de os baianos terem se tornado uma entidade de grande freqüência e importância nas giras paulistas e de todo o país, nos últimos anos.
Conhecem de tudo um pouco, por isso podem trabalhar tanto na direita desfazendo feitiços, quanto na esquerda.
Quando se referem aos Exus usam o termo "Meu Cumpadre", com quem tem grande afinidade e proximidade, costumam trazer recados do povo da rua, alguns costumam adentrar na Tronqueira para algum "trabalho". Enfrentam os invasores (kiumbas, obsessores) de frente, chamando para si toda a carga com falas do gênero "venha me enfrentar, vamos vê se tu pode comigo". Buscam sempre o encaminhamento e doutrinação, mas quando o Zombeteiro não aceita e insiste em perturbar algum médium ou consulente, então o Baiano se encarrega de "amarrá-lo" para que não mais perturbe ou até o dia que tenha se redimido e queira realmente ser ajudado. Costumam dizer que se estão alí "trabalhando" é porque não foram santos em seu tempo na terra, e também estão alí para passarem um pouco do que sabem e principalmente aprenderem com o povo da terra.
São amigos e gostam de conversar e contar causos, mas também sabem dar broncas quando vêem alguma coisa errada.
Nas giras eles se apresentam com forte traço regionalista, principalmente em seu modo de falar cantado, diferente, eles são “do tipo que não levam desaforo pra casa”, possuem uma capacidade de ouvir e aconselhar, conversando bastante, passam segurança ao consulente que tem fé.
Os trabalhos com a corrente dos Baianos, trazem muita paz, passando perseverança, para vencermos as dificuldades de nossa jornada terrena.
A Entidade pode vir na linha de Baianos e não ser necessariamente da Bahia, da mesma forma que na linha das crianças nem todas as entidades são realmente crianças.
Os Baianos são das mais humanas entidades dentro do terreiro, por falar e sentir a maioria dos sentimentos dos seus consulentes. Talvez por sua forma fervorosa de se apresentar em seus trabalhados no terreiro, aparentem ser uma das entidades, mais fortes ou dotadas de grande energia (e na verdade são), mas na umbanda não existe o mais forte ou fraco são todos iguais, só a forma do trabalho é que muda.Nesta gira manifestam também os Cangaceiros.
Marinheiros
Tem uma manifestação bem caracteristica, de certa forma engraçada, porque parecem que estão bebados, pois chegam cambaleantes aos terreiros,
sua alegria é contagiante, abraçam a todos brincando sempre, com aquele jeito meio “maroto”, “embriagado”. São os Marinheiros, grupo de espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade.
Eles conheceram muito bem o mar e a navegação, pois participaram da descoberta de novos mundos através das viagens que empreenderam que duraram anos e anos.
As Entidade de Marinheiro trabalham normalmente na Linha de Iemanjá, mas também de Oxum, que compõem o chamado “Povo da Água”. Seus conselhos e mensagens são sempre cheios de esperança e de fé. Costumam trabalhar em grupos. São fortes, pois enfrentarem guerras e mares agitados, mas também conheceram a calmaria e a bonança.
Dão consultas, passes e também fazem trabalhos fortes de descarrego que envolvam grandes demandas. Em algumas casas, também costumam trabalhar nas giras de desenvolvimento de Médiuns.
Quando dão consultas, essa Falange costuma ir direto ao ponto, sem rodeios, mas também sabem como falar aos consulentes sem criar um clima desagradável ou de medo. Assim, conseguem atingir fundo as almas dos aflitos que costumam procura-los em busca de auxilio e de esperança.
Carregam consigo um sentimento profundo de amizade. Nas consultas, gostam muito de ajudar àquelas pessoas que se apresentam com problemas amorosos. Seus conselhos são sempre fiéis e certeiros, têm uma grande responsabilidade e assumem o compromisso de um trabalho bem-feito.
Os marinheiros são em sua grande maioria espíritos que militam a Umbanda para dar sustento no campo da diluição de cargas trevosas, outros atuam como elementos de sustentação de trabalhos voltados a curas, atraindo os poderes elementais dos quais estes espíritos de alto grau espiritual, trazem consigo.
Boiadeiros
Os Boiadeiros são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, “o caboclo sertanejo”. São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola,
espíritos de pessoas que em vida trabalharam com o gado, em fazendas por todo o Brasil, têm muito o que contar, nos ensinam a força que o trabalho tem e passam como ensinamento que o principal elemento da sua magia é a força de vontade, fazendo assim enxergarmos que podemos conseguir uma vida melhor e feliz se lutarmos pelos nossos objetivos com fé.
Nos seus trabalhos usam de velas, pontos riscados e rezas fortes para todos os fins. Também chamado por alguns na Umbanda como Caboclo Boiadeiro, são logo reconhecidos pela forma diferente de dançar, tem uma coreografia intricada de passos rápidos e ágeis, costumam dar seus brados e girar o braço como se fossem laçar um boi.
Em uma gira de Boiadeiros a um tremendo descarrego do ambiente e das pessoas nele presentes.
Crianças
Também chamadas de “Ibeijadas”, “Erês”, “Cosminhos” ou simplesmente Crianças. Muito temos a aprender com as Crianças na Umbanda.
Muitos não conseguem ver a importância dos trabalhos das Crianças, não percebem o quanto elas realizam apenas “brincando” e comendo doces.
Muitas crianças que incorporam na Umbanda são encantados que nunca encarnaram, outras encarnaram apenas uma vez. As crianças vibram de forma sutil, mas de forma intensa, assim umas são das cachoeiras, outras das praias, do mar, das pedreiras, das matas, etc.
Quando incorporadas elas vibram, o tempo todo, a energia encantada do reino a que estão ligadas, basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doces, que acontece toda uma limpeza espiritual.
Energias negativas são absorvidas pelos mistérios que sustentam o trabalho das Crianças pela esquerda e pelo embaixo, enquanto o alto e a direita irradiam a energia que precisamos para nos amparar e mudar nossa visão de mundo.
Muitas vezes queremos que nossa vida mude e esquecemos que se nós não mudamos nosso comportamento a vida também não muda.
Crianças nos ajudam e muito a renovar nossas atitudes, a começar de novo, como uma criança que começa outra vez sua tarefa no plano material.
Passam sua alegria e sua pureza contagiante a todos no terreiro, tirando o baixo astral e a tristeza das pessoas.
Impossível num sorrir numa gira de crianças.
Muitos vem so para brincar e comer seus doces tomar guaraná, mas sem deixar de passar seu Axé de alegria e distribuindo seus doces abençoados as pessoas.fazendo bem a todos, alguns maiorzinhos dão conselhos e passes aos adultos também.
Ciganos e Ciganas
Uma Linha de entidades trabalhadas por alguns terreiros de Umbanda
mas não todos, conhecida também por muitos como fazendo parte da Linha do Oriente.
Tem as Festas e as giras muito bonitas, muitos lêem as mãos ou jogam cartas, são serenos, bons aconselhadores e muito bons pra saber algo do destino no sentido de ajudar, principalmente em assuntos de amor, lembrando que nem tudo pode ser dito, pois na vida existem muitas provações e temos que passar por elas, mas com certeza de uma forma ou de outra somos ajudados também por essa bonita e alegre linha.
Os Espíritos Ciganos são também, uma linha de trabalhos espirituais que busca seu espaço próprio, pela força que demonstram em termos de caridade e serviços a humanidade. Seus préstimos são valiosas contribuições no campo do bem-estar pessoal e social, saúde, equilíbrio físico, mental e espiritual, e tem seu alicerce em entidades conhecidas popularmente com "encantadas".
São entidades que há pouco tempo ganharam força dentro dos rituais da Umbanda. Erroneamente no começo eram confundidos com entidades espirituais que vinham na linha dos Exus, tal confusão se dava por algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro ou nomes semelhantes a esses utilizados por Exus e Pombas-Gira. Hoje, o culto está mais difundido, se sabe e se conhece mais coisas sobre essas entidades, chegando algumas casas a terem um ou mais dias específicos para o culto aos espíritos ciganos.
Não tem na Umbanda o seu alicerce espiritual, como dissemos; se apresentam também em rituais do tipo mesa branca, Kardecistas e em outros rituais específicos de culto à natureza e todos os seus elementos, por terem herdado de seu povo, o cigano, o amor incondicional à proteção da natureza.
Encontraram na Umbanda um lugar quase ideal para suas práticas por uma necessidade lógica de trabalho e caridade.
Na Umbanda passaram a se identificar com os toques dos atabaques, com os pontos cantados em sua homenagem e com algumas das oferendas que são entregues às outras entidades cultuadas pela Umbanda. Encontraram lá, na Umbanda, uma maneira mais rápida de se adaptarem a cultos e é por isso que hoje é onde mais se identificam e se apresentam.
São entidades oriundas de um povo muito rico de histórias e lendas, foram na maioria andarilhos que viveram nos séculos XIII, XIV, XV e XVI. Tem na sua origem o trabalho com a natureza, a subsistência através do que plantavam e o desapego as coisas materiais.
Dentro da Umbanda seus fundamentos são simples, não possuindo assentamentos ou ferramentas para centralização da força espiritual. São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.
Diferentemente do que pensamos e aprendemos, raramente são incorporadas, preferindo trabalhar encostadas e são entidades que devem ser cultuadas na direita, pois quando há necessidade de realizarem qualquer trabalho na esquerda, são elas que se incumbem de comandar as entidades ciganas que trabalham para este fim, por isso, não precisam de assentamentos. Por isso tudo fica evidenciado que são entidades que trabalham exclusivamente para o bem.
Santa Sara Kali é a Santa do Povo Cigano e sua orientadora para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com Sincretismos, pois Santa Sara é tida como orientadora espiritual e não como patrona ou imagem de algum sincretismo.
Ciganos na Umbanda, são espiritos desencarnados homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano.
Os ciganos em geral, tem seus rituais especificos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais.
Dentro da Umbanda, trabalham para o progresso financeiro e para as causas amorosas. Cheios de simpatias espirituais, os espiritos ciganos trabalham para a cura de doenças espitiruais também.
Os ciganos, dentro da ritualistica umbandista, falam a língua "portunhol", alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos. As incorporações acontecem geralmente em linha própria, mas nada impede que alguns deles possam a vir trabalhar na linha de esquerda.
Lembrem-se que a Umbanda é a manifestação do “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.
moacir
ResponderExcluirnão sei se vc responde,mas gostaria muito de uma resposta,eu posso ter duas pomba gira?
tive contato com duas entidades bem distintas entre si,com aparencia diferente uma da outra,fizeram pedidos diferentes,disseram nomes diferentes,e eu to num dilema,quem eu devo atender o pedido,quem é minha guardiã,por favor vc pode me responder?
andreiac25@gmail.com
Você pode sim. As duas podem zelar por você. Cuide bem delas.
ExcluirVocê pode sim. As duas podem zelar por você. Cuide bem delas.
Excluiro meu não e comentário , sim uma pergunta eu fui no centro de umbanda e um ere me atendeu , passados umas horas comentei que não acreditava nelas pois bem hoje eu as vejo sempre nas madrugadas na beira da minha cama de cara feia para mim . me responde se isto pode acontecer meu nome ;fatima meu e-mail e fatimaresende2009@gmail.com
ResponderExcluirClaro que pode acontecer, elas podem sr crianças, mas tem a sabedoria de um preto velho...
ExcluirElas merecem tanto respeito quanto um guia adulto, se vc frequenta um centro umbandista deve acreditar nos guias de luz.
Clame pelo sangue de Jesus e ele o livrará desses espíritos ... !!
ExcluirOntem me falaram q minha direita é muito forte e eu n entendi tem como me explicar ?
ResponderExcluirE que seus guias são entidades de muita experiência isso que ele quis dizer quando guia tem bastante experiência eles são mais fortes por entender do que estão fazendo....
ExcluirOla,
ResponderExcluirFui no meu centeo e tivw consulta com exu marabo.
Ele disse que o mei coracao e do meu amado iam andar juntos . Mas meu namorado terminou cmg .
Devo confiar que ele vai voltar pra mim? Ou exu estava enganado?
exu não se engana,eles sempre falam a verdade, mas a resposta dele só o tempo te mostrará boa sorte
ExcluirNem smp sai certo as previsões deles pois comigo aconteceu algo do tipo as linhas do tempo mudando dependo do destino
ExcluirNem smp sai certo as previsões deles pois comigo aconteceu algo do tipo as linhas do tempo mudando dependo do destino
Excluirgostaria de saber se alguem poderia me ajudar.
ResponderExcluirfui entregue a um exu supostamente em terreiro de macumba. acabei aceitando a intidade. não fiz nenhum trabalho e nem participei de nada. como posso sair dessa
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirClame pelo sangue de Jesus ... E os repreenda em nome de Jesus !!!
ExcluirExcelente materia, e magnifica dissertacao.
ResponderExcluirObrigado!
por favor me responde
ResponderExcluiro que siguinifica com a entidade gosta de voce e voce dela
Desde que seja com respeito e dissernimento de que se trata de uma entidade espiritual de caridade e um ser humano no caso que precisa de ajuda normal fora isso ja tem algo errado
Excluirpara mim que estou inciando na religião foi um grande passo para meu aprendizado. obrigado
ResponderExcluirAmei o blog. Por muito tempo eu tentei fazer parte de grupos de igreja afim de me encontrar. Mas nunca me adaptei a religiao alguma. Fiquei horrorizada quando mais tarde soube que tinha sido batizada em igreja espirita, fiz de tudo para ser batizada na catolica. Mas tbm nao ia a cultos da catolica. Anos mais tarde comecei a interessar pela energia das pedras, natureza e dos elementos. Muitos diziam que nao era coisa de Deus. Imagina, como a 'natureza e seus elementos nao é coisa de Deus. Hoje vejo o quanto meus costumes sao 'parecidos com dos 'ciganos. Rsrs eu fiquei durante tanto tempo nessa briga dentro de mim. E a resposta sempre esteve 'aqui
ResponderExcluirAmei o blog. Por muito tempo eu tentei fazer parte de grupos de igreja afim de me encontrar. Mas nunca me adaptei a religiao alguma. Fiquei horrorizada quando mais tarde soube que tinha sido batizada em igreja espirita, fiz de tudo para ser batizada na catolica. Mas tbm nao ia a cultos da catolica. Anos mais tarde comecei a interessar pela energia das pedras, natureza e dos elementos. Muitos diziam que nao era coisa de Deus. Imagina, como a 'natureza e seus elementos nao é coisa de Deus. Hoje vejo o quanto meus costumes sao 'parecidos com dos 'ciganos. Rsrs eu fiquei durante tanto tempo nessa briga dentro de mim. E a resposta sempre esteve 'aqui
ResponderExcluirOi, tenho um agrande dúvida por que os exus e pombagiras se apresentam com nomes digamos assombrosos ou ligado a morte/trevas: Exu Caveira por exemplo, Exu Morcego? Tem alguma coisa a ver com o trabalho de esquerda?
ResponderExcluirBom Felipe eles não podem nem ser bonitinhos nem podem ter nomes normais,eles são como o BOPE só que espiritual se eles tiverem nomes normais e aparência física normal eles não vão conseguir afastar as más energias dos espíritos obsessores...
ExcluirOlá Entre Irmãos, gostaria de saber como faço ritual para abrir meus olhos espirituais, pois gostaria de conversar com as entidades, não tenho medo deles mas sim os respeito. Desde minha infância eu sonhei com um suposto demonio de estatura baixa, todo peludo como se fosse um lobisomem mas não era um lobisomem, pois era real demais, tinha olhos vermelhos e era todo preto. uma vez também sonhei que minha mãe havia morrido e eu ficava só, até que chegou uma mulher de vestido preto que andava em uma carruagem preta com um cavalo preto dos olhos vermelhos, essa mulher era bela e estendeu a mão para eu ir com ela, porém eu recusei. Eu gostaria de vê-la novamente, e também queria ver aquele demônio preto baixo de olhos vermelhos e gostaria de conversar com eles, nunca tive medo de espíritos, pois sonho direto com eles desde criança, toda madrugada sonho com eles até as vezes perdo o controle do meu corpo quando estou sonhando com algum demônio, eu fico consciente da realidade mas não consigo acordar, como se eles não quisessem me deixar acordar, não sei porque, e as vezes quando forço pra abrir os olhos pra sair do pesadelo eu acabo vendo eles na minha frente sumindo aos poucos ou quando acendo a luz. As vezes fecho os olhos e vejo a imagem de um velho. Queria saber o que eles querem comigo e se sao bons ou maus. Grato.
ExcluirMeu email para contato: Isaacoliveira.tk@gmail.com
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirProcure ajuda espiritual e não queira contato com eles. São ruins. Você pelo visto é médium e seu espirito vê essas entidades entre o sono e o momento que está meio acordado como eu. Procure ficar perto de Deus. Eles podem agir sob sua vida, como o tal "slender man" agiu sobre a minha.
ExcluirOi gostaria de saber como é a experiência de receber uma entidade ou guia pela primeira vez e se possível também gostaria q me respondessem se quem já foi evangélico pode fazer parte da umbanda
ResponderExcluirOlá é muito divertido e muito satisfatório na primeira vez você não fica inconsciente vc vê tudo mais sabe que não é vc mas vc tem Q fazer o que te der vontade de fazer pois essa vontade não é sua e de seu guia ou da entidade é claro alguém que já foi evangélico pode entrar na Umbanda ou nó Candomblé pois aceitamos todos e a Umbanda é uma religião cristã também com o tempo vc vai ver axé irmão seja muito bem vindo
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirLinha direita e esquerda tem a ver com a nossa mão....
ResponderExcluirTipo se você ver a nossa mão sabem quem são eles...da direita e da esquerda??
Do que se trata a divisão linha de esquerda e de direita?
ResponderExcluirQuando as entidades não estão incorporadas, aonde elas ficam?
ResponderExcluirQuando as entidades não estão incorporadas aonde elas ficam?
ResponderExcluirNo plano astral que foi designado por Deus perante deu karma e evolução !
ExcluirOlá, quero saber pra que serve o caboclo boiadeiro? Pra seduzir?
ResponderExcluirNão, pra prestar caridade e amor aos consulentes, aliás todas entidades tem finalidade de ajudar e conscientizar todos irmãos .
ExcluirBoa noite. Todos os centros espíritas que visitei (umbanda e candomblés) diz as entidades e orixás que sou médium e tenho uma mediunidade muito bonita, também disseram que eu tenho proteção. Como assim minha mediunidade muito bonita ? Existe mediunidade feia por acaso ?
ResponderExcluirAcho bacana que eles olham nos meus olhos, abrem um sorriso e dizem sobre minha mediunidade ser bonita. (Obs: não desenvolvi minha mediunidade) Estou pensando a respeito ainda.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirboa tarde, neste sábado dia 25/03/2017.
ResponderExcluirFuim em um ritual xamã, acredito, sei e outros viram que a preta velha encarnou em mim, o que faço, procuro uma casa de umbanda? meu Email: guellepeoplesbar@hotmail.com
Se o seu desejo for, evoluir e melhorar sua incorporação em prol da caridade e amor , sim deve procurar uma casa de Luz !
ExcluirHá alguma entidade negativa na Umbanda?
ResponderExcluirConvenhamos que as entidades da umbanda são sagradas , para esclarecer e acariciar em caridade o próximo ! , Porém sabemos que existem os planos inferiores, aonde habitam energias mais densas , pensamentos malignos e obsessores aonde não souberam aproveitar a segunda chance que o pai vós deu , aonde aguardam resgates designados por planos superiores,Designado sempre pela criador ! <3 . Criador
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFrequento o kardecismo a um bom tempo, porem fui a um centro de umbanda devido a situações muito estranhas e absurdas que ando vivendo. Foi entao que ao receberem a entidade do Preto velho, o mesmo, logo de cara, antes de qualquer coisa, apontou pra mim e me disse algo muito forte. Procurei o centro que frequento e eles me orientaram a fazer um tratamento com eles e agradecer a umbanda e ao preto veio mas negar sua ajuda. Mas estou em duvida pois a entidade me pareceu muito honesta em suas palavras. Se possivel espero contato urgente. favor passar um contato para uma explicação mais detalhada e especifica! Obrigado. Pedro, advogado, Belo Horizonte.
ResponderExcluirSe vc é kardecista amigo...vc terá respostas lá. Veja o meu comentário e vc vai entender mais como são as coisas com essas entidades
Excluiroi boa tarde sou umbandista mas ainda não recebi a entidade de cigano gostaria de saber qual cigano me rege nasci em 3 de junho de 81 eu calculei na abela do cigano é tarin mesmo e gostaria de entrar em contato faço através de oração ?
ResponderExcluirTodas estas respostas vc sabera apenas quando frequentar um bom Centro de Umbanda com o tempo
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOps exu lucifer
ResponderExcluirFaltou esse grande exu lucifer um perfeito lorde com um grande poder.
ResponderExcluirBom diaaa
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirOi com todo respeito como pode ser um Espírito de luz exus e pomba giras se gostam de ser agradadas com coisa material? Como pinga por exemplo? Espírito de luz jamais precisaria disso. Vc tb disse que geralmente tiveram q ganhar a vida em cabarés como vc disse.trabalham ativamente pela evolução moral e espiritual daqueles que as tratam comdedicação e respeito.e lógico com alguns agrados como cigarros perfumes etc....como é q um Espírito assim pode trabalhar na evolução Espíritual de al guem??? Pra mim é só um Espírito desencarnado ligado à terra querendo a vossa atenção! E É isso que ela tem.. ...nada mais
ResponderExcluirIrmão, o uso da bebida e do fumo tem fundamentos enérgicos, emboras as personalidades das entidades sejam naturalmente diferentes ! Alguns usam a água como bebes e o fumo e por mérito é por opção de cada entidade sagrada que nesse momento encontra-se desencarnada porém em constante evolução, assim como nós todos ! Quantoais evoluído é puro, mais próximo estarás !
ExcluirAs entidades de Umbanda utilizam o fumo e a bebida como instrumento de Caridade e não como vicios como pode ocorrer com um ser humano
ExcluirComo o irmão acima disse tem Fundamentos energeticos no trabalho que atuam de caridade Ok
Portanto não tem nada haver com apegos materiais como dizes e sim como ajuda
Ola boa noite,meu exu pode usar minha experiençia de vida para doutrina dele mesmo ?posso usalo ou vice e versa para obras boas para o bem ? Pois tds erramos eles e nos e temos chance de nos redimir,nao me vejo fazendo o mal e nao quero que me usem para isso masss apenas ele pode fazer coisas que vim para fazer nessa vida so ele pode me levar a lugares para fazee que me fez ter a vida que tive pagar e sei que vou buscalos,sou louco por pensar assim ?meus sonhos a vida inteira sao obras de minha mente ? Por favor me deem um conselho e obrigada.
ResponderExcluirSim claro toda pratica da caridade ao proximo é bem vinda procure um bom Centro de Umbanda e desenvolva sua mediunidade.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER QUEM SÃO CASA GRANDE E BREXÓS , OBRIGADA
ResponderExcluirOlá, eu não sei se tem alguma coisa a ver, mas uma vez eu vi um homem no meu quarto, ele era negro,estava sem camisa, com uma calça branca, parecia um escravo. Disse que era pra eu levantar, sair da cama. Eu estava bem mal nessa época. O que pode ser?
ResponderExcluirUm Irmão Desencarnado altamente evoluído na consciência do Pai criador, que lhe deu a benção de receber essa auto estima rss.
ExcluirOlA boa tarde gostaria de saber se uma pessoa já pode nascer com demônios ou xabocos maliguinos que possam levar ela ao álcool e a não se envolver com ninguem emocionalmente, tenho uma pessoa que me falou que meu ex já nasceu assim, é q na casa q ele mora foi feito um trabalho pelos primeiros donos que pra tirar só trabalho pra 7 tambores uma coisa assim... e pra tirar esses cabocos do meu ex só trabalho de terreiro pesado ou mesmo ele indo direto pra igreja... isso pode acontecer mesmo.... pois ele não é ligado à nada nem a mãe nem ao filho nem a ele mesmo... Gostaria de saber mais sobre isso .... rosyanef.c@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAo longo da vida a pessoa tendo seu livre arbítrio realiza escolhas que levam ao vício, ao se envolver com estes hábitos e pessoas ruins ou lugares ruins pode sim acabar encontrando um espírito que irá acompanhar seus hábitos e dependendo do tempo em que está junto, pode até influenciar em suas escolhas. Nascer com um espírito mal intencionado não ocorre, porem temos que lembrar que vivemos outras encarnações e talvez em uma encarnação passada esta pessoa pode ter prejudicado este espírito que por vingança encontra a pessoa e a prejudica. Não importa se a aparência do corpo está diferente, a assinatura de seu espírito é sempre o mesmo. Para ajudar essa pessoa nestes dois casos recomendo que procure um terreiro de umbanda e realize uma limpeza profunda, ou um centro espírita de kardec para que realize a limpeza e até mesmo doutrinar este espírito mal intencionada para a luz. Se não acredita na força da umbanda ou na força de um centro espírita, vá à igreja católica, evangélica ou budista etc, seja o que for o que importa é estar indo de coração e ache um lugar que realmente siga Deus que este lugar irá ajudar. Deus é sempre o mesmo, não importa o lugar, acredite e será ajudado.
ExcluirBoa tarde, como saber qual o bombo gira que tenho?
ResponderExcluirSomente desenvolvendo numa gira de um bom Centro de Umbanda
ExcluirPor favor meu boiadeiro nao gosta de dançar. Fica de cabeça baixa. Fala pouco. Usa um tipo vara de espantar gado. E fuma muito. Parece mais um capataz. É normal?
ResponderExcluirSim perfeitamente normal cada entidade em seus mediuns manifestam com seu jeito mesmo sendo da mesma linha no caso de Boiadeiros
ExcluirOlá eu gostaria de saber porque minha pomba gira veio a mim e não me mostrou seu rosto apenas da cintura pra cima isso e normal ?
ResponderExcluirPorque não era o momento dela se mostrar as entidades elas se mostram , dizem seus nomes quando querem e podem.
ExcluirO QUE VC ME DIZ SOBRE TERREIROS DE UMBANDA QUE SE TEM COMO FUNDAMENTO APENAS ENTIDADES MASCULINA PARA PODER DESCER E TRABALHAR?
ResponderExcluirBoa noite gostaria de saber como faco para descobrir qual e minha entidade pos consigo sentir quando ta pra acontecer algo e sonho muito viajando.
ResponderExcluirSomente frequentando um bom Centro de Umbanda e com o tempo vc saberá
ExcluirParabéns pelo blog .
ResponderExcluirAxé
Muito Obrigado!
ExcluirOntem a noite meu corpo paralisou, logo ouvi gritos de galinha, daqui a pouco senti algo puchar meu braço e Derrepente morde, depôs sentir meu corpo flutuar até o teto a sentido da Porto do meu quarto , logo voltei pra minha cama ,e então vi um homem a imagem não estava nítida mas era jovem camisa branca e me falou algo não consigo lembrar e daí me beijou a força, rezei muito pra aquilo acabar a hora que meu corpo saiu da paralisia eu estava com uma mão debaixo do meu corpo foi arrepefiante !Seria um pesadelo ou alguma entidade ?
ResponderExcluirFoi uma sensação horrível, semana passada meu filho acordou assustado e falou que tinha um homem do lado da minha cama e essa semana aconteceu isso .Estou com medo !
ExcluirFez bem de rezar era Obsessor
ExcluirVc precisa se cuidar do lado espiritual num bom Centro
Procure um bom Centro para frequentar
Muitos não cuidam do espiritual, se metem em religioes busca de ganho matérias. Não tratam o carater... E por consequência acontece merda!
ResponderExcluirMuito Bom
Excluirdisse Tudo
Pessoal
ResponderExcluirAgradeço Muito a participação de todos no meu Blog mas agora estou com uma página no Facebook onde tenho as postagens
Aos interessados minha página no Facebook é Umbanda Orientação
Mas voltei acessar meu Blog também que confesso fiquei ausente dele por tempos
Nunca fui no centro de umbanda...Vou pela primeira vez essa semana pois já me manifestei e sinto meu corpo passado muitas vezes quando acordo...Oque pode ser?
ResponderExcluirQueria saber sobre uma coisa q vi ja pesquisei na internet nunca achei..
ResponderExcluirJa vi na janela do quarto uma pessoa inteira negra cabelo enrolado e olhos todo vermelho observando eu dormi..
No momento achei q era coisa da cabeça fui ao banheiro lavei rosto e mesmo voltando ele me observava via ate embaçado da respiraçao no vidro quando voltei ao banheiro lavei rosto novamente
E retornei ele virou fumaça negra..
Q entidade era essa???????
Olá, uma madrugada minha mãe teve um sonho comi se fosse uma visão de uma mulher sentada na minha cama, essa mulher estava de calça jeans e tinha cabelos muito longos e ruivos, e minha mãe ouviu essa mulher falar que queria minha irmã que tem apenas 11 anos. E enquanto a mulher falava ela não olhava para minha mãe. E justo na hora desse sonho da minha mãe eu acordei para ir ao banheiro. Sabe me dizer qual entidade é essa? E o que ela queria?
ResponderExcluir