terça-feira, 29 de setembro de 2009

Passes

Passes

Muitas informações sobre os passes encontramos na literatura Umbandista, Esoterica,
Espirita, Holistica e assim por diante.
Desde os tempos antigos a imposição das mãos é uma forma de afastar as energias
negativas e auxiliar pessoas enfermas.
Em muitos trechos da Biblia vemos Jesus e seus discipulos impondoa as mãos sobre os necessitados, rogando a Deus que os curassem.
E desde aquele tempo o homem utiliza-se dessa pratica pata aliviar, consolar, melhorar
e até curar doenças físicas e espirituais.
Antes do advento do Espiritismo sabia-se pouco sobre essa pratica, os fenomenos de curas eram envoltos em misterios e tidos como acontecimentos sobrenaturais, chamado ate de bruxaria.
Ao menos publicamente ninguem se aventurava a explicar tais fenomenos, mas com a chegada do Espiritismo, os espiritos superiores começaram explicar o porque das coisas acontecerem.Explicaram que as mãos nestes casos serviam como um instrumento para projeção de fluidos(energias) magnetizadas doados pelo operador e fluidos espirituais trazidos pelos espiritos.Segundo estes fluidos eram absorvidos pela pessoa necessitada
atraves de centros vitais(Chacras), e pelo proprio corpo astral que age como uma esponja.Estavam assim explicados teoricamente as curas praticadas por Jesus e pelos curadores de todos os tempos.
Para os seguidores de Allan Kardec a imposição das mãos sobre uma criatura com a intensão de aliviar sofrimentos, cura-la de algum mal, ou simplesmente fortalece-la
com reequilibrio do corpo fisico e espiritual ficou conhecida como Passe.
Ser um ou uma Passista espirita, é uma tarefa de grande responsabilidade, não precisa ser um santo ou uma santa, mas necessita esforçar-se na melhoria intima e aprendizados, precisa estar de coração aberto a ajudar de forma sincera o proximo

Forma de Passes
Existem os passes que são dados pelos mediuns sem incorporar apenas irradiados e assistidos por mentores ou entidades proximas e os passes que são dados pelos proprios mentores ou entidades incorporadas nos mediuns.
Nos Centros Espiritas em Mesa Branca são dados passes das 2 formas com mediun ou com mentor incorporado no mediun(sem consulta).
No terreiros de Umbanda é dado passe com a entidades incorporadas que da consulta também.

Tipos de Passes
Magneticos – É um tipo de passe que a pessoa doa doa seus fluidos utilizando a força magnetica existente no proprio corpo perispiritual.
Em tese todos aquelas pessoas com boa vontade de coração de ajudar o proximo pode aplicar esse tipo de passe.Agora a qualidade e eficiencia desse passe varia de acordo com a condição moral do passista
Esse tipo de passe é muito comum, por exemplo, em benzimentos e nos Centros Espiritas de Mesa Branca.
Nesse tipo de passe não há incorporação espiritual, mas geralmente passista será auxiliado de perto por um mentor ou entidade, isso ocorre por os espiritos de luz sempre ajudam aquelas pessoas imbuidas de boa vontade que atendem aos mais carentes.
Lembrando que esse ajuda espiritual é independente da crença que esse passista possa ter em Deus ou na espiritualidade, bastando passista estar imbuida na boa vontade de coração.
Espiritual - Esse tipo de passe é necessario ser um mediun tendo todo um preparo e desenvolvimento espiritual.
Nesse tipo de passe é a entidade incorporada no mediun e atraves desta materia, que realizara o passe diretamente atuando no perispirito e eterico do consulente que esta enfermo ou perturbado, recebendo fluidos mais apurados e fortes do que num passe magnetizado, porque é a entidade que esta aplicando diretamente atraves da incorporação.
É muito comum nos terreiros de Umbanda, embora no Kardecismo também exista mas é dado de maneira e alcance bem diferente, pois são caracteristicas bem diferentes de trabalho.
Na Umbanda os passes espirituais varia de energização a descarregos leve ou pesados,e no Kardecismo os passes espirituais se direciona a energização e dispersão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário