terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mediunidade

Mediunidade palavra tão simples dita tão comumnete mas que envolve grande complexidade.
Desde que se tem conhecimento da história da humanidade presenciamos a mediunidade atuando nas mas diversas formas, sobre todos os seres na mais remota antiguidade sempre buscaram um conhecimento superior a vida terrena.
Verificamos em varias epocas que se apresentaram individuos com dons diferenciados
que conforma a crença de cada civilização receberam denominações diferentes: magos, profetas, pitonisas.
Quantos foram chamados de “perturbados”, “alucinados”, “loucos”, por terem capacidade de pressentir ou adivinhar fatos que posteriormente aconteceram?
Quantos foram tidos como “endemoniados” e outras tolices por sentirem com antecipação situações que se tornaram reais?
Perguntas estas que poderiam continuar para se ter a ideia de momentos dificeis que individuos normais como nós passaram pelo simples fato que apenas tinham a mediunidade como um dom.
Essa não compreensão da maioria ocorreu em diversas epocas da história Vemos que o mundo evoluiu e o preconceito de hj em dia mesmo que exista ignorancia não chega nem perto da violencia que era praticada no passado.
Felizmente o mundo esta em evolução para compreensão e entendimento do que seja a mediunidade nos seres e a utilização desta para o bem e onde se evoluiu o espiritismo.
A sabedoria milenar da antiga India, os ensinamentos dos Lamas no Tibete, a ciência e a técnica espiritual dos antigos egipcios são exemplos dos segredos que ficaram guardados, mas a partir de 1850 atraves de Allan Kardec o espiritismo ganhou enfase e estudos começaram a ser feitos, as primeiras manifestações compreensiveis ocorreram
materializações e a partir dai começou a ser explicados de maneira doutrinaria com a codificação.
No continente africano, os povos buscavam a mesma espiritualidade de forma diferente praticavam sua espiritualidade atraves dos Orixás, ao som dos tambores, recebiam as mesmas comunicações que os espiritas europeus e atraves do jogo de buzios previam o futuro.
No Brasil os nossos indigenas também praticavam a mesma espiritualidade, no contato com a mata, as cachoeiras, o mar, e também fazendo uso de ervas para diversas funções atraves do pajé que também era curandeiro das tribos.
Com a colonização do Brasil, a vinda de uma grande quantidades de negros como escravos, trouxe com tempo uma mistura destas espiritualidades praticadas: a africana, a europeia e a indigena, que se complementaram e somaram-se ao sincretismo dos santos da Igreja Catolica já existente também.
A Umbanda que posteriormente surgiu baseou-se nessa mistura cultural do Brasil do seu antepassado.
Para entendermos a Umbanda é preciso que conheçamos alguns conceitos sobre vibrações e a maneira como elas podem ser percebidas e manipuladas pelos mediuns.

Magnetismo
São energias, vibrações Existem no Universo varios tipos de magnetismos:
o animal, o vegetal, o mineral manifestando-se:
Nos seres humanos o magnetismo se mostra
através dos Chakras que são pontos de energias espalhados pelo nosso corpo que sera explicado posteriormente.
Nos vegetais atraves das plantas e ervas usadas para chás, banhos e defumações, onde a energia contida nestes vegetais são utilizadas para as mais diversas finalidades como cura, energizações positivas e afastamento dos fluidos negativos.
Nos minerais atraves de certas pedras que reproduzem imantações beneficas nos mais diversos usos.

Fluidos
Alem da apresentação da materia em seus 4 estados fisicos: solido, liquido, gasoso e plasma, a materia se apresenta também de forma sutil, chamada fluidos.
Existem em cada ser mediun um acumulo dessa energia, que varia de acordo com as disposções organicas e mentais, os fluidos podem sair das mãos e dos pés de cada mediun transmitindo-se, os videntes muitas vezes podem conseguir ver e os sensitivos sentir tais energias fluidicas quando transmitidas.
A transmissão destes fluidos pode ser feitas por mediuns qdo fazem benzimentos sem incorporar são chamados passes magnetizores.

Tipos de Mediunidades
Manifestações mediunicas envolve sempre alguma forma de contato com mundo espiritual, existem muitos tipos diferentes de mediunidades, mas os principais são:
Vidência, Incorporação, Intuição, Audiência, Psicografia, Transporte, Desdobramento, Cura espiritual.

Mediunidade de Vidência
O medium vidente é aquele que vê, percebe a entidade, o fluído, a projeção, a irradiação, que aparece como um facho luminoso, com cores que dependem da origem da vibração.
A visão se dá através do Espírito e não com os olhos, daí a compreensão do fato que os videntes "enxergam" o mundo espiritual mesmo com os olhos fechados.
Para exercer a vidência, é preciso que além do médium possuir esse tipo de capacidade
mediúnica, tenha sua faixa vibratória regulada, isto é, que seu guia chefe(entidade principal) lhe proporcione a vidência, funcionando quase como um espelho.
Em uma mesma gira os mediuns videntes não vêem da mesma forma, cada um verá de acordo com sua condição espiritual, os melhores preparados verão falanges mais elevadas.
A vidência pode ser de 3 tipos:
- Direta:- o medium visualiza os espiritos externamente, como se os vê-se com os olhos.
- Intuitiva:- o medium não vê os espiritos como se fosse com os olhos, mas os vê pela mente em pensamentos ou sonhos.
- Focalizada:- o medium fixa o olhar em um ponto, geralmente cristal ou copo com água, e vê através desse ponto focalizado.
A videncia Direta conforme o modo como o medium vidente percebe a entidade se isolada ou junto a outro medium incorporado, pode ocorrer de 4 formas:
- projeção:- o mediun vê apenas um facho de luz, uma coloração, não vê forma humana, não define nem identifica a entidade.
- parcial:- o medium vidente vê a configuração geral, o contorno de uma forma humana ao lado do medium incorporado, mas não consegue identificar.
- acavalamento:- o medium vidente vê a entidade por cima dos ombros do medium, ele percebe seu sexo, suas caracteristicas fisicas, e consegue identifica a entidade se é caboclo, preto velho, exu, pombagira, etc.
- encamisamento:- a entidade toma conta do corpo do medium e o vidente vê a entidade toda de forma perfeita.
Normalmente a videncia é a primeira manifestação de todos os mediuns, quando crianças muitos mediuns de incorporação que não manifestam mais a videncia por aflorar mais a incorporação, foram videntes.
Por isso não se aconselha levar crianças pequenas em certas giras de terreiros a não ser que precisar benzer com Pretos Velhos e Erês, porque se a criança pequena for vidente ela poderá se assustar e assim podendo trazer traumas, que futuramente ira trapalhar seu desenvolvimento espiritual.

Mediunidade de Incorporação ou Psicofonia
A incorporação é a capacidade do medium receber em seu corpo as vibrações do espirito(entidade ou falangeiro). Para que ela ocorre é necessário existir uma sintonia
vibracional entre a mente do medium de incorporação e suas entidades.
Como muitas vezes o Espírito comunicante assume sua personalidade por fala e gestos, se tem a impressão que o Espírito comunicante "entrou" no corpo do médium e, por isso, surgiu naturalmente o termo incorporação.
Sua ocorrência se dá através da exteriorização do perispírito do médium. Permite que o Espírito comunicante tenha acesso(via perispírito) aos centros nervosos de controle de algumas funções orgânicas do médium, tais como: a fala, o movimento de membros e outros mecanismos motores do corpo. Conforme o grau de exteriorização do perispírito, ocorrerá o maior ou menor controle dos centros nervosos do corpo do médium.
Vamos dar um exemplo pra facilitar entendimento de como funciona esse mecanismo: digamos se a mente do medium ta vibrando em 1000 vibrações por segundo e a de determinada entidade sua vibra em 2000 vibrações, está entidade tem que baixar a dela digamos a 1500 e o medium tem que elevar a sua a 1500 no que chamamos extase ou transe mediunico para que haja casamento de sintonia e consequentemente a incorporação ocorra, por isso na Umbanda existe todos rituais como pontos cantados, Atabaques, que transmitem muita energia e que facilita essa elevação vibracional por parte do medium.
Existem 3 tipos de Incorporações mediunicas:
- Inconsciente ou Integral: é extremamente rara hj em dia, ela se da quando mediun tem a capacidade de incorporar dessa forma e ocorre uma integração total entre mediun e entidade, ou seja, uma dominação completa por parte da entidade.
O mediun fica em estado adormecido, perde noção do tempo e de lugar, como se tivesse dormindo, fica totalmente insensivel até inclusive a dor, neste caso não existe nenhuma possibilidade de interferencia por parte do mediun durante a incorporação, é como se o cavalo(mediun) desaparecesse completamente e ficasse outo ser atuando em seu lugar, quando desincorpora não se lembra absolutamente de nada.
- semi consciente ou parcial – o medium fica “meio a meio” perde o controle do corpo
e não controla o raciocinio, perde noção do tempo, mas fica como se fosse expectador de certa forma, vendo embassado, ouvindo meio distante, mas depois sofre umas apagadas e não consegue se lembrar de tudo, fica como se fosse alguns flashs de lembrança.
- consciente: muito comum nos mediuns iniciantes e mesmo também em alguns mediuns experientes, nessa incorporação o mediun perde controle do corpo, perde noção do tempo, mas tem controle de seu raciocinio, ou seja, sabe aonde está, ve tudo, ouve tudo e depois lembra de tudo, fica como se fosse de expectador de todo trabalho de sua entidade.
Nesse tipo de incorporação exige uma imparcialidade do mediun para não interfirir no trabalho de suas entidades, precisa ser serio, honesto e confiante.
Obs: Importante dizer que a incorporação consciente é tão verdadeira quanto a inconsciente ou semi consciente, e as entidades conseguem trabalhar da mesma forma e com a mesma eficiencia, apenas está exige a não interferencia por parte do medium.

Mediunidade de Intuição
Está mediunidade é muito comum também, o medium intuitivo é aquele que recebe em seu pensamento, sob a forma de sugestão ou ordem, certas mensagens provindas de um espirito que se aproxima ou encosta no medium para tal feito.
Depois de um tempo de preparo espiritual tendo a firmeza o medium poderá trabalhar com a intuição para ajudar as pessoas quando possivel.

Mediunidade de Audiência ou Auditiva
O medium auditivo é aquele que recebe, através da audição, as mensagens dos espiritos.
Pode ser:
- Direta:- o medium ouve os espiritos externamente, como se os ouvisse com os ouvidos. O Espírito atua sobre a atmosfera fluídica produzindo o efeito de som que será percebido pelo aparelho auditivo do méduim.
- Intuitiva:- o medium não ouve os espiritos como se fosse com os ouvidos, mas os ouve pela mente em pensamentos ou sonhos. O Espírito transmite ao médium por telepatia. Tem-se a impressão de estar escutando "dentro do cérebro".

Mediunidade de Psicografia
É a capacidade que tem um medium de receber pela escrita a comunicação de um espirito que atua em sua mão.
É um fenômeno importante porque as mensagens ficam permanentes e escritas originalmente como foram transmitidas. No caso da Psicofonia, a recuperação das mensagens dependerá da memória e da interpretação daqueles que escutaram a mensagem falada pelo Espírito. Já na Psicografia, o Espírito escreve a sua mensagem deixando-a na forma original como foi concebida.
Classifica-se quanto ao modo de execução em:
Mecânica
- Tipo muito raro- O Espírito Comunicante atua diretamente sobre a mão do médium- Muito rápida e mantém a forma e a caligrafia personalizadas- Médium não sabe o que se escreve, somente após ler o que está escrito é que toma conhecimento do teor da mensagem
Semi-mecânica
- Mais comum- Espírito comunicante tem domínio parcial do braço e mão do médium- Médium tem consciência do que escreve a medida que as palavras vão sendo escritas
Intuitiva
- Tipo de mediunidade escrevente muito comum- O Espírito interage com a alma do médium transmitindo mentalmente as suas idéias- O médium capta as idéias e serve como um intérprete- Tem conhecimento do que será transmitido antes de escrever

Mediunidade de Transporte
Na Umbanda o conceito de mediun de Transporte é diferente do Kardecismo
No Kardecismo seria momento em que o mediun se desliga do corpo e fica preso apenas pelo cordão umbilical e vai para o espaço astral, realizar ou cumprir determinada tarefa e retorna, para o Kardecista seria o transporte do espirito propriamente de um local para outro sem a materialização, normalmente isso ocorre dormindo, quando é de forma natural.
Mas vamos ao conceito da Umbanda que é o objetivo aqui, na Umbanda o mediun de Transporte é uma capacidade especifica do mediun de incorporação de além de incorporar suas entidades, de puxar espiritos negativos(Kiumbas) de uma pessoa que está com encosto(Obsessor) ou que esteja no ambiente
e também a capacidade de incorporar entidades de outros mediuns que ainda não incorporam, se estas quiserem passar recados.

Mediunidade de Desdobramento
É a condição pela qual o mediun está presente em um local e o seu espirito vai a outro onde se materializa para realizar determinada missão, normalmente também ocorre dormindo, quando de forma natural.

Cura Espiritual
O mediu curador é aquele que possui muita energia magnetica e ao expeli-la
reabastece a pessoa doente promovendo a cura de certas lesões.
As doenças do corpo físico tem origem e reflexos também no corpo
perispírico.Muitas vezes os excessos configuram desequilíbrio do perispírito e, por conseqüência, desajustam o corpo físico e favorecem o aparecimento de males e doenças.
Um períspírito saudável redundara’ num corpo físico saudável.
A cura pela ação fluídica se dá pela ação da conjugação de fluidos agindo sobre o períspírito e refletindo no equilíbrio do corpo físico.
O poder da cura está na razão direta:
- Da pureza dos fluidos produzido
- Fé e vontade de fazer o bem e desejar a cura
- Ação do pensamento, direcionando os fluidos para o fim desejado
Porém a mediunidade de cura se dá pela energia e instantaneidade da ação curadora. O médium de cura age pelo contato com o enfermo.
Os Espíritos combinam os fluidos e por ação magnética atuam diretamente sobre a parte do corpo perispiritual e físico que encontra-se desequilibrada.



6 comentários:

  1. Bom dia Moacyr. Sou espírita , mas tenho parentes umbandistas e respeito muito e admiro os pretos velhos. Sua página é muito esclarecedora. Vou visitar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Volte Sempre
      Estou com uma página no Facebook também
      Umbanda Orientação

      Excluir
  2. EU PARTICULARMENTE GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE CABOCLOS E COMO SABEMOS O NOME OU FALANGE DOS CABOCLOS QUE TEMOS COMO GUIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nomes dos Caboclos e Caboclas dos mediuns somente quando forem revelados e confirmados pelas suas proprias entidades

      Excluir
  3. Pessoal
    Agradeço Muito a participação de todos no meu Blog mas agora estou com uma página no Facebook onde tenho as postagens
    Aos interessados minha página no Facebook é Umbanda Orientação
    Mas voltei acessar meu Blog também que confesso fiquei ausente dele por tempos

    ResponderExcluir
  4. Sou espírita desde criança 4aniosbuscando Pedras de tudo tipo tenho coração puro tenho conhecimento de TD UM pouco .hoje com 53anos DEPOIS de sofrimento demais.descovri que sou descendente sangue de ciganos fico duas eh ntes sem dormir tenho dom de falar posso benze com as maos Pedras incensos cinzas pó luz universo nascimento tudooo tenho dentro de mim h pouco saii TENHO zumbido no ouvido formigamento amortecedores no braço pernas escrevo rápido sei que tenho dom da PALAVRA HA TODOS FAZENDO tudooo.entao VOU ser Oi bjetiva M vêm um espírito mulher vêm M ajuda para lição de vida do meu pai é chega com fome euuuu começo joga no chão bananas e doce jogo no chão esfrego esfregando a outra pessoa para fazer a sua disposição em ajudar a resolver isso com a sua atenção e disponibilidade para o fizico.ebtao euu começo escrend também escrev mndg me policiar sobre tudooo.mas ela veio esfreguei toda porta do apartamento entrada com banana e doce DEPOIS de ter tomado uma convuba de vinagre tinto com pão queria doce acabei fazendo isso jogo no chão amassado tudo eh DEPOIS esfrego esfregando a porta ontem d madrugada h vou cuspindo muito sem Pará limpo esfregando ó chão sei que dou eu mas tem alguém muita feliz fazendo isso por mim Pará M proteger.da pessoa k vivo eh um diabo colado no corpo deste.ele ficou muito brabo fez de tudo para min Pará eu estava cansada mas tinha que trabalhar FAZER isso.qyero saber ONDE POSSO BUSCAR AJUDA PARA SABER QUE MULHER VÊM GOSTA DE MIM FICA GUSPIND QUE FAÇO PARA PARAREM DE ME CHAMA DE LOCA QUE PRECISO SER IBTERNADA.POR FAVOR ME AJUDEM

    ResponderExcluir